Carne de qualidade com o menor custo e a maior rentabilidade.
Origem
Raça brasileira, originária da região da cidade de Tabapuã, no estado de São Paulo – Brasil. O pilar da raça foi um touro naturalmente mocho, de pelagem branca e grande desenvolvimento que, acasalado com fêmeas predominantemente Nelores, deu origem a produtos mochos e de excelente conformação. Os trabalhos de seleção desta raça começaram em 1940, porém ela só foi reconhecida oficialmente pelo Ministério da Agricultura em 1971.
O gado Tabapuã é a raça que que teve maior crescimento em sua linhagem nos últimos 12 anos no Brasil, sempre baseada em provas zootécnicas, sendo ótima opção para cruzamentos industriais ou como raça pura.
Características
Caracteriza-se pela ausência completa de chifres, não permitindo nem calo, nem batoque. Crânio ogival e perfil da cabeça sub-convexo são características raciais importantes. Pelagem ideal vai de branca a cinza, sendo as extremidades normalmente mais escuras nos machos, as orelhas são de tamanho médio e barbela solta e pregueada.
Vantagens
É um animal dócil, precoce sexualmente e reprodutivo, com alto índice de fertilidade. As fêmeas apresentam ótima habilidade materna com boa constituição óssea e musculatura bem distribuída. Os bezerros nascem sadios e vigorosos.
Os machos são animais muito precoces, com musculatura firme e bem conformada, dando bom rendimento de carcaça. As fêmeas aos 48 meses podem atingir 600 kg e os machos aos 48 meses podem atingir 900 kg.